28/07/2025
Saber selecionar os franqueados é um fator determinante para o sucesso de empresas que querem expandir o negócio por meio de franquias. Afinal, são eles que estarão à frente do dia a dia da operação e representarão a marca diante dos consumidores. Por isso, mais do que buscar alguém interessado no negócio, é importante entender quais são as características e habilidades que não podem faltar ao empreendedor.
Antes de começar a traçar o perfil ideal de franqueado, é necessário ter em mente que não existe um retrato padrão a ser aplicado para todas as empresas. “Cada tipo de negócio pode demandar especificidades”, afirma André Friedheim, sócio da Francap, empresa de consultoria de negócios especializada em franquias.
1. Liste elementos considerados essenciais para qualquer empreendedor
Mesmo sem um perfil único de franqueado ideal, especialistas ouvidos por PEGN indicam que algumas características devem ser comuns a qualquer empreendedor, incluindo aqueles que buscam abrir um negócio por meio de uma franquia. Por isso, ao definir quem é o franqueado que sua empresa busca, é importante listar todos os elementos básicos que os candidatos devem apresentar, como proatividade, busca constante de capacitação e adaptabilidade.
Friedheim, da Francap, ainda destaca outros elementos a serem considerados, como capacidade administrativa, habilidades de liderança e visão generalista dos aspectos empresariais.
Apesar de poderem ser confundidas com características genéricas, Ana Vecchi, especialista em expansão de negócios e CEO da Ana Vecchi Business Consulting, ressalta que todos os atributos entendidos como essenciais devem ser comprovados de alguma maneira. Para ela, os melhores caminhos para isso são:
Conferir o histórico de atuação profissional do candidato: com isso, é possível compreender se tais características já eram necessárias em postos anteriores;
Pedir exemplos: em uma entrevista diretamente com o candidato e com a lista de características buscadas em mãos, o franqueador pode pedir exemplos práticos de aplicação das habilidades pretendidas.
2. Entenda quais são as habilidades específicas exigidas no setor de atuação do negócio
Ainda que existam características comuns a todos os donos de negócios, franqueadores devem ter em mente quais são as habilidades específicas exigidas no setor de atuação da empresa.
Alguns conhecimentos específicos podem ser adquiridos a partir de treinamentos e manuais oferecidos pelo franqueador. Mesmo assim, é importante mapear quais são as habilidades inegociáveis para o sucesso no segmento. Por exemplo, em franquias que preveem o franqueado como um agente comercial, o poder de comunicação e habilidades ligadas às relações interpessoais são fundamentais. Por outro lado, em negócios mais operacionais, pode ser mais importante que o candidato demonstre aptidão por seguir processos.
3. Defina perguntas-chaves para o candidato a franqueado
Como mencionado por Ana Vecchi, a entrevista com o franqueado é parte fundamental do processo de seleção. É nesse momento em que é possível, de fato, entender o que motiva o interesse do candidato pela franquia e saber se ele apresenta as características previamente entendidas como essenciais para o negócio.
Para Vecchi esta é a etapa mais importante na identificação do perfil do candidato. “Por exemplo, se ao dizer que a motivação para investir na franquia é ter qualidade de vida, tempo livre e independência, mas o negócio em questão é uma loja que exige a presença do franqueado e funciona a todo vapor durante o fim de semana e feriados, este candidato, mesmo tendo possíveis habilidades técnicas e comportamentais, ainda não tem o perfil para o negócio”, diz Vecchi.
Outras perguntas podem abordar a expectativa que o franqueado tem com a marca e em quanto tempo quer recuperar o investimento, por exemplo.
Vale lembrar que questões como experiência prévia no empreendedorismo também são relativas ao tipo de negócio e devem ser avaliadas pelo franqueador. E isso é ainda mais importante em segmentos que exijam regulação específica, como saúde, por exemplo.
4. Mais do que as características ideais, tenha em mente o que um candidato não pode apresentar
Além de definir o perfil de franqueado ideal, os especialistas recomendam ter em mente todos os elementos que podem servir como sinal de alerta de incompatibilidade do candidato com o negócio. De acordo com os especialistas, alguns dos pontos comuns a diferentes franquias são:
Expectativa irreal de retorno rápido;
Resistência em seguir processos padronizados;
Pouca abertura a participar de treinamentos;
Baixa disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio;
Postura passiva diante de metas ou feedbacks.
5. Lembre-se de que nem tudo cabe em uma ‘caixinha’
Por fim, é importante lembrar que, mesmo com um perfil pré-definido, é necessário observar cada caso individualmente. Por exemplo, se a busca idealmente passava por um candidato com experiência prévia no setor, mas um possível franqueado, mesmo sem histórico no segmento, apresenta características que demonstrem potencial de adaptação para a área e as habilidades necessárias para gestão do negócio, é possível abrir exceções.
“Às vezes, um perfil que foge do 'ideal' pode surpreender positivamente, principalmente se contar com suporte da franqueadora no processo onboardng e acompanhamento do dia a dia. A adaptabilidade e a cultura de colaboração são grandes diferenciais”, conclui Friedheim.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios