29/10/2024
Muitos brasileiros sonham em abrir um negócio, mas acabam ficando na dúvida sobre o que abrir. Quando vamos analisar quais os tipos de negócio existentes e quais podemos abrir, a verdade é que parece que já existe todo tipo de negócio funcionando e abrir só mais pode te colocar em uma concorrência desleal.
Normalmente, se procurarmos especialistas para dar dicas do que podemos abrir, a maioria deles sugere para pesar fora da caixa, desenvolver produtos customizados, personalizados e diversificados, se adaptando a novas realidades e tendências.
Entretanto, pensar no que não existe, em algo diferente daquilo que vemos por aí, é realmente algo bem difícil, especialmente porque parece que já fizeram de tudo. Mas, a boa notícia é que o mercado também muda conforme a sociedade avança e novas tendências e negócios são criados.
Caso você esteja pensando em abrir um novo negócio, mas não faz ideia de que tipo de negócio começar, e gostaria de algo bem diferente e muito promissor, então você está no lugar certo. Analisamos tendências de mercado do mundo todo para trazer 8 oportunidades de negócio que ainda não existem no Brasil.
1. Plataformas de saúde mental online
A saúde mental vem ganhando cada vez mais espaço, e com a tecnologia a nosso favor, agora podemos realizar terapias e fazer consultar totalmente online. Assim, desenvolver plataformas que conecte profissionais de saúde mental a pacientes em busca de atendimento tem grande potencial, além de democratizar os cuidados com a saúde mental.
2. Moda sem gênero
A identidade de gênero é assunto frequente das novas gerações, o que acaba trazendo novas oportunidades para quem deseja trazer esse assunto para o mundo dos negócios.
Uma tática cada vez mais usada em outros países é com relação à criação de produtos, como linha de roupas que desafie os padrões tradicionais, propondo peças que qualquer pessoa possa usar, independente de rótulos sobre gênero.
Esse é um mercado pouco explorado, mas bem interessante de se trabalhar, especialmente por focar em temas das novas gerações. Criar produtos que não possuem gêneros, lojas e estabelecimentos que não separam masculino e feminino pode ganhar muito a atenção, inclusive grandes marcas já estão trabalhando com essa linha de pensamento.
3. Buy one, give one
Buy one, give one diz respeito a uma ideia que tem se popularizado fortemente nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos. A ideia aqui é promover uma iniciativa solidaria, onde, para cada produto vendido, outro seja doado para quem necessita.
Além de ser um modelo de negócio rentável, acaba promovendo a responsabilidade social, e para as empresas o engajamento dos consumidores tanto com o próprio negócio, como em causas humanitárias.
4. Lojas 100% automatizadas
Cada vez mais, as pessoas estão optando por entrarem nas lojas sozinhos, escolherem o que querem irem pagar e não ter que lidar ou dar satisfação para ninguém. Esse é um conceito extremamente inovador e popular em países mais desenvolvidos.
A ideia é não ter vendedores, caixas ou mesmo dinheiro, onde os clientes simplesmente pegam o que querem (sendo monitorados por câmera), vão a um caixa automatizado ou em um aplicativo e realizam o pagamento.
5. Assistente virtual para pequenas empresas
Com a inteligência artificial ao nosso alcance, os serviços administrativos estão se tornando automatizados, no entanto, pequenas empresas deverão ser uma das últimas a automatizar esse processo.
Dessa maneira, desenvolver assistentes virtuais focados em pequenas empresas e com baixo custo, pode significar uma grande fatia do mercado. Especialmente porque 7 entre 10 empresas no Brasil são de Microempreendedores Individuais (MEIs).
6. Escape rooms
O mercado de escape rooms está começando a se desenvolver no Brasil, mas ainda com muito espaço para se trabalhar. O conceito aqui é transformar espaços físicos em aventuras imersivas de fuga, onde os participantes solucionam enigmas para escapar de cenários elaborados.
Esse tipo de entretenimento já é absolutamente popular em vários países, e nos locais onde se aplicam esse conceito, tem gerado muito retorno, prometendo ser um grande sucesso no Brasil.
7. Bares temáticos
Outro mercado que está começando a ganhar espaço no Brasil são os bares e restaurantes temáticos. Em São Paulo é onde vemos mais desses estabelecimentos temáticos, mas esse é um conceito que tem potencial para se espalhar por todo o país.
Existem bares e hamburguerias baseados em filmes de bruxos, bares vikings que além de comidas e bebidas diferenciadas, oferecem atividades especiais, como arco e flecha. Esse mercado tem grande potencial no país.
8. Locação de motorhomes
Um mercado que está desesperado para começar a operar no país, mas acaba demandando um investimento maior, é o de locação de motorhomes. O conceito já é popular em vários países, mas ainda não se desenvolveu no Brasil.
A ideia de desfrutar de aventuras inesquecíveis e ter a liberdade de explorar destinos com conforto em uma “casa ambulante”, tem muito potencial no nosso país, mas é um mercado que basicamente ainda não foi trabalhado.
Fonte: Contábeis